quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Carta ao Colaborador - A Expectativa Suprema


Expectativa Suprema!



Caro colaborador,






Você foi contratado para cuidar de necessidades que consideramos urgentes. Se pudesse deixar de contratá-lo, teríamos tomado à decisão. Mas chegamos à conclusão de que precisávamos de alguém com sua competência e experiência e que você era a pessoa mais indicada para nos ajudar.






Nós lhe oferecemos um cargo e você aceitou. Obrigado!No seu trabalho você muitas ocupações: responsabilidades gerais, tarefa especifica, projetos individuais e em grupo. Também terá muitas chances de se sobressair e de confirmar que nos fizemos uma boa escolha ao contratá-lo.






Contudo, há uma responsabilidade da maior importância que talvez nunca lhe seja solicitada diretamente, mas que você precisara ter sempre em mente durante todo o tempo em que estiver conosco. É a Expectativa Suprema, que se resume no seguinte:






FAÇA SEMPRE O QUE TEM QUE SER FEITO, NÃO ESPERE QUE LHE PEÇAM. NÓS O CONTRATAMOS PARA FAZER UM TRABALHO, PORÉM, MAIS IMORTANTE QUE ISSO, NÓS O CONTRATAMOS PARA VOCÊ PENSAR, USAR SEU DISCERNIMENTO E AGIR SEGUNDO O INTERESSE DA EMPRESA EM TODOS OS MOMENTOS.









Se não mencionarmos mais esse princípio, não considere que isso deixou de ser importante ou que nossas prioridades mudaram. É provável que nos deixemos levar pela pressão diária do negocio, pelas mudanças incessantes da operação e pelas atividades ininterruptas. Nossas praticas do dia-a-dia talvez deixem a impressão de que essa idéia não mais se aplica. Mas não se deixe enganar.Por favor, não se esqueça da Expectativa Suprema.






Tente fazer disto um principio orientador no seu trabalho, uma filosofia que esteja sempre com você, guiando constantemente seus pensamentos e ações.






VOCÊ TEM NOSSA PERMISSÃO DE AGIR NA DEFESA DE NOSSOS INTERESSES MÚTUOS.SE EM QUALQUER MOMENTO SENTIR QUE NÓS NÃO ESTAMOS FAZENDO A COISA CERTA – A COISA QUE VOCÊ ACREDITA QUE AJUDARIA A TODOS NÓS -, POR FAVOR, DIGA.VOCÊ DEVE EMITIR SUA OPINIÃO QUANDO NECESSÁRIO E DECLARAR O QUE NÃO FOI DECLARADO, DAR UMA SUGESTÃO OU QUESTIONAR UMA AÇÃO OU DECISÃO.






Isto não quer dizer que nos sempre concordaremos com você, nem que mudaremos necessariamente o que estamos fazendo, mas vamos querer saber o que você acredita que nos ajudaria a atingir nossas metas e propósito e criar uma experiência de sucesso mútuo nesse processo.Você deverá tentar compreender como (e por que) as coisas são feitas como são, antes de tentar mudar o processo de trabalho existente. Tente trabalhar com os sistemas existentes, em primeiro lugar, mas fale quando achar que eles devem ser mudados.Converse comigo e com outras pessoas da empresa sobre o que foi discutido aqui, para que todos nós possamos aplicar melhor a Expectativa Suprema.






Atenciosamente,






Seu Gerente.P.S: Como muitos conselhos válidos, a Expectativa Suprema parece senso comum. No entanto, não confunda o que parece simples com o que é fácil de ser feito. Leve esta mensagem a sério e torne-se apto a aplicá-la no seu próprio trabalho.






DEPOIS DE APRENDER A EXPECTATIVA SUPREMA, VOCÊ DEVE APLICÁ-LA DIARIAMENTE NO SEU TRABALHO. ACEITAR ESSE DESAFIO É DA MAIOR IMPORTÂNCIA PARA O SUCESSO NA EMPRESA, NA SUA CARREIRA E NA SUA VIDA.







Autor: Luis FernandoFonte: livro FAÇA O QUE TEM DE SER FEITO – E não apenas o que lhe pedem. Bob Nelson, Ph.D. – Editora Sextante.